quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A moda agora é ser "total flex"

Por Isabela Lobo

Quando se fala em “total flex” muita gente logo pensa nos carros movidos tanto a álcool quanto a gasolina, mas a moda agora é outra. Uma nova tribo, os “heteroflexíveis”, já podem ser encontrados nas baladas mais modernas da capital paulista. São jovens que se dizem heterossexuais, mas dispostos a novas sensações. Segundo eles, rótulos relativos à sexualidade são muito restritos e nessa brincadeira o que importa é conhecer gente. Eles ainda afirmam que não tem nada haver com bissexualismo; casos sérios só com pessoas do mesmo sexo.

Os heteroflexíveis são jovens na faixa dos 20 anos que não se vestem de forma distinta nem andam em grupos. Segundo especialistas em psicologia, a nova onda reflete a curiosidade da nova geração. Afirmam ainda que esses acontecimentos não são recentes, só têm se tornado mais explícitos.

Também conhecidos como “bicuriosos”, eles se aproveitam da relativa liberdade dos dias de hoje para entrar de cabeça em relacionamentos instantâneos. E já possuem até música tema: I Kisses a Girl, da Cantora Katy Perry. A música fala sobre uma garota heterossexual que tem namorado, mas que aprovou a experiência de beijar outra menina.

Um ponto questionável é sobre os limites entre curiosidade e modismo. Uma coisa é fazer o que tem vontade, outra é imitar o que estão fazendo. Experiências são válidas mas é importante estabelecer fronteiras para que uma atitude não se torne banal por que está na moda. Além disso, é importante respeitar as escolhas de cada um, deixando de lado o preconceito e a discriminação.

Nenhum comentário: