sexta-feira, 28 de novembro de 2008

E viva a democracia venezuelana!


A Venezuela é governada pela polêmica figura de Hugo Chávez, a nada menos do que 10 anos. Em 1998, eleito com votação esmagadora, aquele revolucionário era uma promessa de melhora para a população venezuelana. Chegou prometendo mundos e fundos! Queria acabar com a corrupção, com o modelo ao qual denominava “neoliberal selvagem”, além de resgatar as instituições e reorientar o papel do Estado. Segundo ele próprio, tiraria a Venezuela de uma “tumba podre” e promoveria sua “ressurreição”.

A oratória foi boa. As promessas também. E no começo, até que alguma coisa ainda foi feita. Porém, depois de uma crise econômica forte, Chávez viu sua popularidade despencar aos poucos. O que se dizia o “presidente dos pobres” fez juz ao nome, já que esta é a condição de cerca de 80% da população da Venezuela.

Como se não bastasse a ineficiência na manobra da máquina governamental, Hugo Chávez sempre adotou uma postura arrogante e rude tanto em relação ao seu país, como nas relações exteriores. Alvo de críticas no mundo inteiro, é um presidente autoritário e com visão de governo muito limitada. Muitas vezes, parece agir muito mais movido pelo impulso do que pela competência.

No último dia 23, o partido do presidente ganhou a maioria das eleições regionais e passou no teste de influência política no país. Em seu discurso, Chávez afirmou que as eleições "demonstraram que aqui [na Venezuela] há um sistema democrático e que a decisão do povo é respeitada".

Mas é claro que é! Alguém ainda tem alguma dúvida. As pessoas podem ter liberdade de escolha, desde que essa escolha não vá de encontro ao que pensa o presidente. Aliás, podem se manifestar abertamente, mas essa manifestação não deveria envolver críticas a Chávez, se não quiserem que os membros das Forças Armadas sejam presos, os jornais fechados e as passeatas dissolvidas.

Mas, se com todos os contras que pesam na balança de Hugo Chávez, a população da Venezuela ainda quer que ele se mantenha no poder... viva a grande democracia autoritária e opressora da República Bolivariana da Venezuela!

por Laís Souza

Nenhum comentário: